terça-feira, 1 de junho de 2010

Dicas para conviver com o Estresse

ESTABILIDADE EMOCIONAL
– É importante manter uma atitude positiva perante a vida, procurando sempre ver o lado bom das coisas. Deve-se levar um tempo para refletir sobre as nossas prioridades, naquilo que queremos alcançar na vida. Muitas vezes nos perdemos em detalhes sem importância, deixando de lado coisas realmente relevantes. Controlar a pressa, a corrida contra o relógio também é importante. É bom lembrar que não se pode ser sempre amado e admirado por todos. Para se conseguir o sucesso é importante ter qualidade em todas as áreas da vida (família, amor, saúde, finanças, lazer, trabalho e ESTUDO). Não adianta você ter muito sucesso só em uma área e não ter nas outras. Uma vida equilibrada em todas as áreas é a melhor maneira de conquistar o sucesso e a felicidade.

EXERCÍCIO FÍSICO
Quando exercitamos por 30 minutos ou mais, nosso corpo produz uma substância chamada “beta endorfina” que produz uma sensação de tranqüilidade. Quando se está atravessando momentos difíceis o exercício físico, seja ginástica, caminhada, dança etc., nos ajudaa atingir uma sensação de bem estar e calma.A aptidão física reduz o nível de estresse, além de melhorar o estado de espírito, a auto-imagem e a performance nas atividades. É importante praticar exercícios físicos regularmente, procurando manter sempre o seu limite. O corpo exige repouso, lazer e também exercícios.


RELAXAMENTO



Quando estamos tensos precisamos de alguns momentos de descanso, a fim de nos recuperarmos do estresse do dia. Este relaxamento pode ser em forma de exercícios de respiração, yoga, relaxamento muscular, música, filmes, bate papo ou leitura. O relaxamento ajuda a eliminar o excesso de adrenalina produzida e restabelece a homeostase do organismo.É preciso colocar a energia a nosso favor. Embora relaxar pareça algo natural e altamente desejável, muitas pessoas têm dificuldades.Existem várias técnicas de relaxamento, o importante é identificar qual técnica é mais adequada às suas necessidades e ao seu biotipo.

ALIMENTAÇÃO
É importante repor as energias, vitaminas e nutrientes podem ser utilizados nos momentos de maior estresse.
Comer bastante verduras, de preferência cruas ou feitas no vapor (brócolis, chicória, acelga, alface) e outras verduras ricas em vitaminas do complexo B, vitamina C, magnésio e manganês.
Em caso de insônia, não deixe de tomar um copo de leite antes de dormir ou de comer um pouco de gergelim, que é rico em cálcio e ajuda o sono.
Dê preferência aos alimentos naturais, com menor quantidade possível de conservantes. Fast-foods, enlatados e frituras podem ser substituídos por alimentos frescos como frutas, saladas, alimentos com alto teor de fibras e ricos em vitaminas e sais minerais.
Evite sal, excesso de açúcar, alimentos ricos em gordura e colesterol. Se alimente em horários regulares, ingerindo a comida lentamente. Beba muita água.



Sandra Cairo é psicóloga clínica e consultora organizacional. Desenvolve trabalhos voltados ao autoconhecimento, qualidade de vida e controle emocional. Atua como voluntária no Grupo TerraLimpa.
Consultório: Rua Barão do Flamengo, 22 – conjunto 803
Telefone: 8194-8832 / 2225-6383
www.comportamentoeatitude.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário