terça-feira, 13 de outubro de 2009

Sacrifício



Quem quer levar uma vida pura deve estar sempre pronto para o sacrifício.
(Mahatma Gandhi)

O dever do sacrifício não nos obriga a abandonar o mundo e a retirar-nos para uma floresta, e sim a estar sempre prontos a sacrificar-nos pelos outros.
(Mahatma Gandhi)

Somos o resultado de muitos esforços, que não são nossos.
(Georges Chevrot)

O importante é termos a capacidade de sacrificar aquilo que somos para ser aquilo que podemos ser.
(Charles Dubois)

Há que tornar a ungir os cavalos guerreiros e levar a luta até ao fim; porque quem nunca descansa, quem com o coração e o sangue pensa em conseguir o impossível, esse triunfa.
(I Ching)

O presente, ainda que custoso, pode ser vivido e aceite, se levar a uma meta e se pudermos estar seguros desta meta, se esta meta for tão grande que justifique a canseira do caminho.
(Bento XVI, Spes Salvi)

Se o teu desejo de chegar for grande, nenhum esforço te parecerá demasiado penoso. E, embora vás a caminho, terás sempre contigo qualquer coisa que é já de ter chegado. Talvez uma certa forma de olhar, resultante daquela luz que se acende por dentro quando nos pomos a caminho dispostos a tudo o que aparecer.
(Paulo Geraldo)

Embora me custe, embora não possa, embora rebente, embora morra.(Santa Teresa de Ávila)Não sejas frouxo, mole. - Já é tempo de repelires essa estranha compaixão que sentes por ti mesmo.
(Josemaria Escrivá)

Nenhum atleta será premiado se não lutar deveras; e não seria autêntico o combate se faltasse o adversário com quem lutar. Portanto, se não houver adversário não haverá coroa, pois não pode haver vencedor se não há vencido.
(S. Gregório de Niza)

Ao corpo, é preciso dar-lhe um pouco menos que o necessário. Se não, atraiçoa. Diz ao teu corpo: prefiro ter um escravo a ser escravo teu.
(Josemaria Escrivá)

Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal)

Quem vence sem perigo triunfa sem glória.
(Autor desconhecido)

Há circunstâncias na vida em que a dignidade humana pode exigir grandes sacrifícios, isto é, heroísmo. Ninguém tem autoridade moral para exigir de outro um comportamento heróico. Cada um de nós tem essa obrigação, não porque outros lho peçam ou censurem se o não fizer, mas porque as próprias coisas lho pedem; pede-o sobretudo a dignidade humana. A história de todas as culturas está cheia de gestos exemplares deste tipo, fora do "normal estatístico". Mas estas escolhas podem surgir na vida de todos os homens, em circunstâncias "normais".
(Juan Luis Lorda)

Escreves-me e eu copio "A minha alegria e a minha paz. Nunca poderei ter verdadeira alegria se não tiver paz. E o que é a paz? A paz é consequência da vitória. A paz exige de mim uma contínua luta. Sem luta, não poderei ter paz".
(Josemaria Escrivá)

Os fortes são mais fortes quando lutam sozinhos.
(Autor desconhecido)

Deus dá as nozes, mas não as parte.
(Provérbio português)

Qualquer um pode carregar seu fardo, embora pesado, até anoitecer. Qualquer um pode fazer seu trabalho, embora árduo, por um dia. Qualquer um pode viver mansamente, pacientemente, amistosamente, até que o Sol se ponha. E isso é o que realmente a vida requer.
(Stevenson, escritor britânico)

A gente não se liberta de um hábito atirando-o pela janela: é preciso fazê-lo descer a escada, degrau por degrau.
(Mark Twain)

Poderíamos dar ouvidos ao medíocre que quer instalar-se em nós. E evitar, por medo e preguiça, as dificuldades, as complicações, o sonho. Mas "evitar o perigo não é, a longo prazo, tão seguro quanto expor-se ao perigo. A vida é uma aventura ousada ou, então, não é nada". Quem disse isto foi Helen Keller, a menina cega, surda e muda que veio a ser pedagoga e escritora.A mediocridade tira toda a graça e todo o sal ao tempo que passamos aqui.
(Paulo Geraldo)

Quem vive obcecado com a posse de prazeres e bens materiais não tem acesso aos prazeres da alma. Passa ao lado do bem e da beleza e do amor. Porque escolheu um nível para a sua vida - o mais cómodo - e escolher uma coisa é sacrificar as outras. Não é possível alcançar o topo da montanha e, simultaneamente, permanecer deitado à sombra lá em baixo.
(Paulo Geraldo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário