quinta-feira, 23 de junho de 2011

Fórmulas mágicas

A preparação para concurso não é fácil, requer muita dedicação, tempo de estudo e controle emocional. Que o digam candidatos que levaram anos até conquistar sua vaga.
Não há fórmulas mágicas para a aprovação, que depende proporcionalmente o quanto estamos dispostos a estudar. Existem, sim, formas de encurtar o caminho.
Primeiro, não devemos estudar para vários concursos ao mesmo tempo. É melhor escolher uma área e nos dedicarmos as suas matérias básicas. Cada concurso tem matérias específicas. Por isso, quando estudamos para todos eles, acabamos não nos preparando bem para nenhum. Também precisamos obter informações sobre o cargo e as funçoes que pretendemos exercer e sobre a entidade/órgão realizador do concurso. Para manter o foco é preciso vermos utilidade no que estamos estudando, aprender, e não simplismente decorar.
Uma vez escolhido nosso objetivo, chegou a hora da preparação. O material de estudo é muito importante, pois, na maioria dos casos, estudaremos matérias que nunca vimos na vida. Por exemplo, quem é formado em comunicação e quer conquistar uma vaga em algum tribunal, terá de se adaptar ao estudo do Direito. Por isso, o material deve ser de linguagem simples e objetiva, além de ter conteúdo abrangente.

Cuidado! Evite resolver questões sem gabarito.

Na hora de escolher os livros e apostilas, devemos percorrer o índice para ver se todo o conteúdo programático pedido no edital é abordado. Questões comentadas de provasanteriores e exercícios são muito importantes.

Devemos testar nossos conhecimentos através de exercícios e simulados. Boa parte deste material pode ser encontrado, de graça, em sites para concursos.

No caso de quem não é autodidata, é preciso cuidado na escolha do curso. Temos de pesquisar sobre os professores que vão ministrar as aulas. É importante estudar com quem já tem experiência em concursos e está a bastante tempo no mercado. Com atenção nesta dica, podemos economizar tempo e dinheiro.

Não devemos desprezar a leitura de jornais e revistas, pois isto nos auxilia na resolução de questões que exigem conhecimentos gerais e serve para percebermos se o que estamos estudado se aplica ao dia a dia.

Por último, cabe-nos reservar algumas horas por dia para o lazer. Distrair a mente ajuda a preparar a mente para os estudos, enquanto insistir em estudar cansado facilita o esquecimento. Não é bom estudar tudo de novo diversas vezes, não é mesmo?
Rserve um dia por semana, ou pelo menos metade dele para relaxar.

No próximo post falaremos sobre "A homologação dos concursos".

Fonte: Manual dos Concurseiros. Ricardo J. Ferreira - Editora Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário