Etimologicamente, a palavra stress deriva do latim stringere, que significa apertar, comprimir ou restringir. Pode-se traduzir estresse como uma reação de desequilíbrio entre as exigências ambientais e os recursos de que dispomos. Muitas vezes considerado como um sofrimento caseiro envolve palavras ou termos como “pressão” ou “esgotamento físico e mental”.
Porém, o estresse pode ser considerado um sinal de acontecimentos graves e muitas vezes fatídicos. Concebido habitualmente como algo negativo (chamado também de distress), o estresse também pode ser um fenômeno positivo (eustress) que potencia a ativação do indivíduo.
Certo nível de estresse nos impulsiona para a ação e não poderíamos viver na ausência total dele, porém, quando o estresse ultrapassa seus limites eesgota a capacidade de adaptação, ocorre uma redução da energia mental doorganismo, sua produtividade e capacidade ficam prejudicadas e a qualidade de vida sofre danos, podendo vir a adoecer.
Quando falamos do estudo, é importantecompreender que o estresse faz parte do dia a dia, porém, é necessário gerenciá-lo de modo eficiente para não influenciar o desempenho.
.
.
.
Sandra Cairo é psicóloga clínica e consultora organizacional. Desenvolve trabalhos voltados ao autoconhecimento, qualidade de vida e controle emocional. Atua como voluntária no Grupo TerraLimpa.
Consultório: Rua Barão do Flamengo, 22 – conjunto 803
Telefone: 8194-8832 / 2225-6383
www.comportamentoeatitude.blogspot.com
Consultório: Rua Barão do Flamengo, 22 – conjunto 803
Telefone: 8194-8832 / 2225-6383
www.comportamentoeatitude.blogspot.com
Humberto, por acaso o site do curso não tem um e-mail para contato??
ResponderExcluirSó pra constar não esquece do ISS-Angra, estamos por lá também.
Abraços,
Rodrigo Neves