sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Empreendedorismo



Como vai seu Empreendedorismo?

Ultimamente ouvimos muito esta palavra, mas o que vem a ser uma pessoa empreendedora?Sabemos que as pessoas empreendedoras se destacam no mercado de trabalho, visualizam e aproveitam melhor as oportunidades e são bem sucedidas. Ao pesquisarmos num dicionário, o verbo empreender significa “propor-se, tentar, por em execução”, porém, ao pensarmos em pessoas empreendedoras sabemos que elas não ficaram na simples definição deste verbo. Então, quem é o empreendedor? O empreendedor é alguém capaz de identificar, agarrar e aproveitar oportunidades. É aquele que além de imaginar possibilidades, consegue desenvolver e realizar, tornando suas idéias em ações práticas e viáveis. E além disto, é alguém que sonha, e acima de tudo, tenta transformar seu sonho em realidade. Por isso percebemos quem são as pessoas empreendedoras, pois elas fazem a diferença.
Eis aqui algumas características que podemos observar nos empreendedores:
- Iniciativa, autoconfiança e otimismo.
- É automotivado e busca a realização através de suas ações e trabalhos.
- É comprometido e crê no que faz.
- Diferencia-se dos outros.
- Sabe utilizar adequadamente os dois lados do cérebro: razão e emoção.
- Tem boa energia, um realizador incansável.
- Define o que deve aprender para realizar os seus projetos.
- Sabe definir metas.
- Sonhador realista, orientado para o futuro.
- Traduz seus pensamentos em ações.
No mundo de hoje percebemos que não basta somente adaptar-se as mudanças, mas iniciá-las. E este é o momento!
Não espere o empreendedorismo bater a sua porta, mas crie oportunidades para que você se desenvolva individualmente e com as pessoas que você se relaciona. Promova seu desenvolvimento, conheça e reconheça suas competências e também seus pontos de melhoria, isso o ajudará a crescer pessoal e profissionalmente. Não se apóie apenas nos conhecimentos técnicos, mas na auto-imagem geradora de visão e inovação. Esteja constantemente centrado na evolução individual, o crescimento deve ser constante no indivíduo.
Assim, pense e repense: como anda meu empreendedorismo? Suas características diferenciarão e você poderá ocupar espaços não ocupados pelos outros.
Por: Sandra Cairo
Psicóloga e Consultora de Recursos Humanos(21) 8194-8832

Nenhum comentário:

Postar um comentário