sexta-feira, 11 de novembro de 2011

As pessoas raramente têm sucesso, a menos que se divirtam no que estão fazendo

Nem todo mundo faz o que gosta, o que não significa que o trabalho não possa ser prazeroso. Especialistas em gestão de carreira afirmam, inclusive, que boas doses de humor e alegria tornam os profissionais mais eficazes e produtivos.

Quanto mais você gosta de seu trabalho, mais facilmente vai prosperar nele - diz a consultora Lindsey Pollak, porta-voz global do LinkedIn e especialista em tendências de carreira para a próxima geração.

Para reforçar sua posição de que diversão é essencial para o sucesso na carreira, Lindsey cita Dale Carnegie, autor dos best-sellers ''Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas'' e ''Como Evitar Preocupações e Começar a Viver'' e que se tornou conselheiro de grandes líderes mundiais:

''As pessoas raramente têm sucesso, a menos que se divirtam no que estão fazendo'', dizia o guru americano.

Segundo Lindsey, não há melhor momento para se divertir mais no trabalho do que os meses de verão, quando o dia dura mais tempo e as pessoas estão geralmente em um estado de espírito muito melhor. Ela reuniu cinco dicas para tornar a rotina de escritório mais agradável. Confira, a seguir:

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/boachance/mat/2011/11/08/cinco-dicas-para-tornar-trabalho-mais-divertido-925753667.asp#ixzz1dS2gIxdK
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

Cumpra as tarefas mais chatas logo pela manhã:

Esta é uma dica de produtividade popular e ele realmente funciona. Quando você completar suas tarefas mais indesejadas em primeiro lugar , isso deixa o dia livre para você tocar os projetos que lhe dão mais prazer. Também alivia a preocupação, para o resto do dia, com as atividades entediantes que você teria que fazer.

Saia do escritório para almoçar:

De acordo com uma pesquisa da American Dietetic Association, 75% dos trabalhadores de escritório almoçam em suas mesas pelo menos duas ou três vezes por semana. Muitas empresas oferecem almoço grátis ou subsidiados para incentivar essa prática ainda mais. O conselho de Lindsey é: nada de comer a quentinha trazida de casa entre um relatório e outro em frente ao computador. Mesmo que traga comida de casa, prefira outro ambiente para almoçar que não seja a sua mesa. É uma oportunidade de relaxar, encontrar amigos, conversar. Vale o bandejão da sua empresa, uma lanchonete ou restaurante próximo ao local de trabalho. Se ficar caro sair todo dia, faça isso pelo menos uma vez por semana.

Participe de outros projetos da empresa:

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/boachance/mat/2011/11/08/cinco-dicas-para-tornar-trabalho-mais-divertido-925753667.asp#ixzz1dS3FaA2p
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

Ofereça-se para fazer algo diferente. Outra maneira de tornar o trabalho mais agradável é envolver-se em projetos diferentes.Variar é uma cura fantástica para o tédio, diz a consultora. Veja com seu chefe se novos projetos estão sendo programados, para os quais possa dar sua contribuição. Ou se candidate para tentar resolver um problema no qual ninguém está trabalhando (como a criação de um sistema de melhor agendamento para o uso da sala de conferências, por exemplo). Você vai gostar de ter novos desafios e certamente ganhará pontos junto a seu gestor por mostrar-se pró-ativo. Cuidado apenas para não ficar sobrecarregado e não conseguir cumprir suas obrigações, aconselha Lindsey.

Envolva-se com eventos fora da rotina de trabalho:

Se as aulas de música ou educação física deixavam a rotina no colégio mais divertida, existem atividades relacionadas à empresa que podem alegrar o dia o dia, compara a consultora. Pode ser um jogo de futebol ou participar de um grupo de leitura com os colegas de trabalho.

Comemore pequenas e grandes conquistas:

É muito comum, na maioria das empresas, comprar um bolo e bolas coloridas quando alguém faz aniversário. Mas, segundo Lindsey, poucas celebram conquistas de trabalho. Vale inventar alguma comemoração da próxima vez que um projeto der certo, algo que faça a equipe se sentir animada e especial. Quem sabe um jantar caprichado, sair para assistir a uma sessão de cinema no meio da tarde ou contratar profissionais para uma sessão de massagem ou shiatsu. Além de curtir a recompensa em si, os funcionários vão ficar aguardando ansiosos por novas surpresas.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/boachance/mat/2011/11/08/cinco-dicas-para-tornar-trabalho-mais-divertido-925753667.asp#ixzz1dS3Q5Idp
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

Fonte: globo.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário