terça-feira, 17 de novembro de 2009

Alimentação saudável ajuda na hora dos estudos, dizem especialistas.




Segundo os especialistas, a melhor fonte de energia para o concurseiro é o carboidrato, presente em massas e pães. Ele é o principal combustível para o cérebro, mantendo a força física e mental do organismo.

De acordo com Fabiana Case, o complexo B, presente nos produtos integrais e cereais, também é um ótimo carregador de baterias para o cérebro. Por isso, barrinhas de cereais e de alimentos como a granola são bem-vindos.

Para manter a memória e a concentração saudáveis, o consumo de alimentos ricos em minerais e ácidos graxos essenciais, como nozes, castanhas, atum e salmão é recomendado.

- A alimentação de um concurseiro deve ser rica em frutas e verduras para prover as vitaminas e minerais necessários para manutenção da força física e mental – destaca o especialista ortomolecular.


Os mais ansiosos devem evitar o consumo excessivo de mate, café e guaraná natural, ricos em cafeína. São recomendadas doses de 30 a 50 ml, por dia, no máximo.

- Os estudantes devem tomar cuidado para o organismo não ficar viciado nesses produtos. Muitas pessoas bebem para atravessar a noite estudando, acabam prejudicando o organismo e piorando o quadro de ansiedade - alerta a nutricionista.

O consumo de sucos de frutas, água e água de coco (em média 2 litros por dia) é fundamental para hidratar, principalmente em lugares muito quentes.

Os especialistas aconselham que na véspera e no dia da prova seja evitado o consumo de alimentos que os estudantes não estejam acostumados a comer. Refeições grandes e pesadas, com muita concentração de proteínas, também são contra-indicadas. Para garantir um bom desempenho, esqueça aquela deliciosa feijoada da mamãe ou aquele bife à milanesa que você adora. Eles só poderão atrapalhar o seu rendimento. As barrinhas de cereais, os biscoitos salgados, uma garrafa de água de meio litro ou um suco de caixinha podem ser seus aliados na hora da prova.

- As proteínas e gorduras têm um tempo maior de digestão e se ingeridas durante a prova podem causar sonolência – esclarece Márcio.

O especialista ortomolecular lembra ainda que uma má alimentação, além de não fornecer a energia necessária para a maratona de estudos, pode baixar o sistema imunológico.

O estudante fica suscetível a doenças ocasionais, como gripes e resfriados, o que pode atrapalhá-lo a alcançar o seu objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário