quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

21 Dicas poderosas sobre Motivação

Caros Amigos,
estava eu lendo sobre as palestras motivacionais da consultora motivacional e resolvi colocar algumas dicas sobre motivação citadas por ela mas, primeiro vou apresentá-las a vocês.


Leila Navarro é palestrante há mais de 10 anos e consolidou nesse tempo um forte nome no Brasil e no exterior. Ao abordar temas Comportamentais, de Liderança, Gestão de Pessoas, Vendas e Empreendedorismo, já teve suas palestras assistidas por mais de um milhão de pessoas e hoje integra o ranking dos 20 maiores palestrantes do Brasil, segundo a Revista Veja. Além disso, já ganhou por duas vezes o Prêmio dos 100 Melhores Fornecedores de RH – Categoria Palestrante do Ano (2005 e 2009).
Leila Navarro construiu sua carreira utilizando como base a
automotivação, o autoconhecimento e a confiança. Inconformada com o fato de 79% dos profissionais brasileiros sentirem-se desmotivados com o trabalho - segundo pesquisa revelada pela Gallup Organization em 2007 - Leila mostra em suas palestras como compartilhar conhecimentos, engajar-se em projetos e na solução de problemas, comprometer-se com a carreira e a empresa, e dessa maneira ser um profissional mais produtivo, mais preparado e muito mais competente.
Suas palestras já foram assistidas por milhares de pessoas na Espanha, Chile, Peru, Uruguai, Paraguai, Panamá, Japão, México, Angola e Portugal. Em muitos desses países chega a fazer tanto sucesso que costuma fazer apresentações anuais, como no Japão, e trimestrais, no caso da Espanha e Portugal.


21 Dicas Poderosas para Levar na Mochila de quem está Vivendo o Século XXI


1) Tenha sempre por perto algum objeto que o faça lembrar de alguma conquista importante.

2) Troque este objeto periodicamente. Cada nova conquista é uma nova injeção poderosa de motivação.

3) Faça um diário. Isso é autoconhecimento e aprimoramento pessoal também.

4) Faça pequenas mensagens de otimismo e espalhe pelo escritório ou casa, para animá-lo em momentos inesperados.

5) Instaure o seu Happy Day. Reserve um dia, regularmente, só para você fazer tudo o que você mais gosta.

6) Use as palavras mágicas: “por favor”, “desculpe” e “com licença”.

7) Busque sempre o lado positivo das coisas. Isto atrai coisas ainda melhores.

8) Expresse suas críticas entre dois elogios sinceros. Assim você muda seu comportamento e faz críticas construtivas.

9) Atenção com a sua postura. Sentar em posição ereta dá mais disposição para realizar tarefas.

10) Faça nosso curso gratuito de Planejamento Estratégico Pessoal , que pode elevar em até 80% as chances de você realizar os seus sonhos.

11) Leia seu planejamento diariamente, no mínimo, duas vezes. Isto aumenta em 20% as chances de realizações dos seus projetos.Como você vê, o século 21 será de realizações.

12) Medite uma vez por dia e se permita “sonhar acordado”. Sonhar alonga a vida.

13) Seja solidário, pratique boas ações diariamente.

14) Respeite o meio ambiente. Não use a água e outros recursos naturais desnecessariamente.
15) A responsabilidade social fortalece a motivação e a auto-estima. Engaje-se em ONG’s e causas sociais.

16) Compartilhe idéias e opiniões, respeitando a posição das outras pessoas, mas sem abrir mão de seus ideais. Não vale a pena.

17) Trabalhe com bom humor. Isto integra as equipes e traz harmonia ao ambiente profissional.

18) Pergunte sempre. Seja curioso. Está é uma maneira de se conhecer melhor e de demonstrar interesse pelas pessoas.

19) Crie um jornal, boletim, site ou blog de boas idéias e humor com colegas de trabalho, amigos e parentes. Exercite a criatividade!

20) Pratique o relaxamento. Estresse e discernimento não combinam.

21) Desafie-se! Faça tudo diferente, pelo menos um dia por mês. Use o bom senso , escute o coração e dispense a lógica sem culpas ou medos.
Talves você não consiga colocar em prática todas estas dicas mas, se conseguir fazer pelo menos uma por semana, já será um ótimo exercício de determinação e fprça de vontade.
Valeu Galera!
Feliz Natal pra vocês

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Relaxamento

Olá Amigos,
hoje vamos postar um vídeo enviado pela nossa amiga e aluna...
Espero que gostem da dica e que ajude na qualidade de vida e estudos de todos vocês.




Valeu Alexandra, namastê e um Feliz Natal para todos.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Açucar Mascavo



Olá amigos,

apartir de hoje vamos dar algumas importantes dicas sobre produtos integrais e esta coluna vai se chamar "Vida Integral" .

Alguns exemplos de produtos a serem abordados são: Aveia, farelo de trigo, açúcar mascavo e muito mais.Todos estas dicas são super benéficas para quem quer aliar o bom estudo com práticas saudáveis no dia a dia.
Aproveitem bem as dicas e bons estudos:
O Açucar Mascavo é proveniente da cana de açúcar, sem adição de aditivos químicos e agrotóxicos e não passa pelo processo de refinamento. Obtido somente da evaporação do caldo da cana, é livre de metais pesados e resíduos pesticidas, mantendo assim seus nutrientes originais altamente preservados. É um adoçante natural rico em cálcio, ferro, potássio, vitaminas e sais minerais. Apresenta baixa umidade e sua coloração varia do amarelo claro ao amarelo escuro ou marrom. É importante lembrar que o açúcar mascavo não é aconselhável para diabéticos. Com seu sabor especial, é uma alternativa saudável para substituir o açúcar branco tratado quimicamente e deixar a sua receita ainda mais gostosa e nutritiva no preparo de inúmeras receitas de sobremesas, bolos e recheios integrais ou simplesmente para incluir no dia a dia como adoçante natural para chás, cafés e sucos.
Uma boa dica e adicionar um pouco de açucar mascavo à salada de frutas.
Valeu galera e até a próxima.


quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Você conhece a origem do Papai Noel?

O personagem Papai Noel ou Pai Natal foi inspirado em São Nicolau Taumaturgo, arcebispo de Mira na Turquia, no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo inteiro.


sábado, 5 de dezembro de 2009

Coisas Pequenas

Viste como ergueram aquele edifício de grandeza imponente? - Um tijolo, e outro. Milhares. Mas um a um. - E sacos de cimento, um a um. E blocos de pedra, que pouco representam na mole do conjunto. - E pedaços de ferro. - E operários que trabalham, dia a dia, as mesmas horas. . . Viste como levantaram aquele edifício de grandeza imponente?... À força de pequenas coisas! (Josemaria Escrivá)

Os detalhes fazem a perfeição, mas a perfeição não é detalhe.
(Michelangelo Buonarrotti, pintor, escultor, arquiteto e poeta italiano)


Todos tentam realizar algo grandioso, sem reparar que a vida se compõe de coisas pequenas.(Frank Clark)

O segredo de progredir é começar. O segredo de começar é dividir as tarefas árduas e complicadas em tarefas pequenas e fáceis de executar, e depois começar pela primeira.
(Mark Twain)

As almas grandes têm muito em conta as coisas pequenas.
(Josemaria Escrivá)

Não julgues nada pela pequenez dos começos. Uma vez fizeram-me notar que não se distinguem pelo tamanho as sementes que darão ervas anuais das que vão produzir árvores centenárias.(Josemaria Escrivá)

Nada é pequeno no amor. Quem espera as grandes ocasiões para provar a sua ternura não sabe amar.
(Laure Conan)

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Cuidados com a pele neste verão

O que é o Câncer da Pele?
O câncer da pele é um tumor formado por células da pele que sofreram uma transformação e multiplicam-se de maneira desordenada e anormal dando origem a um novo tecido (neoplasia).


Entre as causas que predispõem ao início desta transformação celular aparece como principal agente a exposição prolongada e repetida à radiação ultra-violeta do sol.

O câncer da pele atinge principalmente as pessoas de pele branca, que se queimam com facilidade e nunca se bronzeiam ou se bronzeiam com dificuldade. Cerca de 90% das lesões localizam-se nas áreas da pele que ficam expostas ao sol, o que mostra a importância da exposição solar para o surgimento do tumor. A proteção solar é, portanto, a principal forma de prevenção da doença.

Os três tipos mais comuns de câncer de pele são:

- Carcinoma Basocelular: originado das células da camada basal, é o mais frequente e com o menor potencial de malignidade. Seu crescimento é lento e muito raramente se dissemina à distância.
Pode se manifestar de várias maneiras, a da foto acima é apenas uma delas. Feridas que nao cicatrizam ou lesões que sangram com facilidade devido a pequenos traumatismos, como o roçar da toalha, podem ser um carcinoma basocelular.

- Carcinoma Espinocelular: originado das células da camada espinhosa, tem crescimento mais rápido e as lesões maiores podem enviar metástases à distância. Também conhecido como carcinoma epidermóide, é bem menos frequente que o basocelular.
É comum acometer áreas de mucosa aparente, como a boca ou o lábio, cicatrizes de queimaduras antigas ou áreas que sofreram irradiação (raios X).
Pode ocorrer também a partir de ceratoses actínicas, que são lesões pré-cancerosas decorrentes da exposição prolongada e repetida da pele ao sol.


- Melanoma: originado das células que produzem o pigmento da pele (melanócitos), é o câncer de pele mais perigoso. Frequentemente envia metástases para outros órgãos, sendo de extrema importância o diagnóstico precoce para a sua cura.
O melanoma pode surgir a partir da pele sadia ou a partir de "sinais" escuros (os nevos pigmentados) que se transformam. Apesar de ser mais frequente nas áreas da pele comumente expostas ao sol, o melanoma também pode ocorrer em áreas de pele não expostas. Pessoas que possuem sinais escuros na pele devem se proteger dos raios ultra violeta do sol, que podem estimular a sua transformação.
Por isso, qualquer alteração em sinais antigos, como: mudança da cor, aumento de tamanho, sangramento, coceira, inflamação, surgimento de áreas pigmentadas ao redor do sinal justifica uma consulta ao dermatologista para avaliação da lesão. Além disso, algumas características dos sinais podem recomendar o exame.


Fonte:www.dermatologia.net

Alimentação saudável ajuda na hora dos estudos, dizem especialistas.




Segundo os especialistas, a melhor fonte de energia para o concurseiro é o carboidrato, presente em massas e pães. Ele é o principal combustível para o cérebro, mantendo a força física e mental do organismo.

De acordo com Fabiana Case, o complexo B, presente nos produtos integrais e cereais, também é um ótimo carregador de baterias para o cérebro. Por isso, barrinhas de cereais e de alimentos como a granola são bem-vindos.

Para manter a memória e a concentração saudáveis, o consumo de alimentos ricos em minerais e ácidos graxos essenciais, como nozes, castanhas, atum e salmão é recomendado.

- A alimentação de um concurseiro deve ser rica em frutas e verduras para prover as vitaminas e minerais necessários para manutenção da força física e mental – destaca o especialista ortomolecular.


Os mais ansiosos devem evitar o consumo excessivo de mate, café e guaraná natural, ricos em cafeína. São recomendadas doses de 30 a 50 ml, por dia, no máximo.

- Os estudantes devem tomar cuidado para o organismo não ficar viciado nesses produtos. Muitas pessoas bebem para atravessar a noite estudando, acabam prejudicando o organismo e piorando o quadro de ansiedade - alerta a nutricionista.

O consumo de sucos de frutas, água e água de coco (em média 2 litros por dia) é fundamental para hidratar, principalmente em lugares muito quentes.

Os especialistas aconselham que na véspera e no dia da prova seja evitado o consumo de alimentos que os estudantes não estejam acostumados a comer. Refeições grandes e pesadas, com muita concentração de proteínas, também são contra-indicadas. Para garantir um bom desempenho, esqueça aquela deliciosa feijoada da mamãe ou aquele bife à milanesa que você adora. Eles só poderão atrapalhar o seu rendimento. As barrinhas de cereais, os biscoitos salgados, uma garrafa de água de meio litro ou um suco de caixinha podem ser seus aliados na hora da prova.

- As proteínas e gorduras têm um tempo maior de digestão e se ingeridas durante a prova podem causar sonolência – esclarece Márcio.

O especialista ortomolecular lembra ainda que uma má alimentação, além de não fornecer a energia necessária para a maratona de estudos, pode baixar o sistema imunológico.

O estudante fica suscetível a doenças ocasionais, como gripes e resfriados, o que pode atrapalhá-lo a alcançar o seu objetivo.

sábado, 7 de novembro de 2009

Exercício estimula formação de células cerebrais

Cientistas descobriram que factores ambientais, como a actividade física, podem potenciar uma terapia farmacológica antidepressiva. Já se sabia que o exercício físico actua como antidepressivo. Recentemente, os investigadores do Instituto Karolinska, na Suécia, descobriram porquê. O mecanismo biológico é semelhante ao dos antidepressivos: o exercício estimula a produção de novas células numa área do cérebro importante para a memória e a aprendizagem. Estudos anteriores tinham já demonstrado que os receptores de dopamina D2 se encontram alterados em toxicodependentes, o que pode ser significativo no caso do tratamento de sintomas depressivos nestes indivíduos. A novidade destas recentes investigações é a de realçar a importância dos elementos externos na manifestação ou não das expressões genéticas. E o exercício físico é um dos mais significativos, constataram os cientistas suecos.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

9ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha

Segue uma dica muito legal para quem gosta de muita natureza e aventura.
Começa nesta sexta-feira o Festival de Filmes de Montanha que acontece todo ano no Cine Odeon - Cinelândia.
de 23 a 25 de outubro com sessões as 19 e 21 horas. IMPERDÍVEL.
Nos veremos lá!

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Sacrifício



Quem quer levar uma vida pura deve estar sempre pronto para o sacrifício.
(Mahatma Gandhi)

O dever do sacrifício não nos obriga a abandonar o mundo e a retirar-nos para uma floresta, e sim a estar sempre prontos a sacrificar-nos pelos outros.
(Mahatma Gandhi)

Somos o resultado de muitos esforços, que não são nossos.
(Georges Chevrot)

O importante é termos a capacidade de sacrificar aquilo que somos para ser aquilo que podemos ser.
(Charles Dubois)

Há que tornar a ungir os cavalos guerreiros e levar a luta até ao fim; porque quem nunca descansa, quem com o coração e o sangue pensa em conseguir o impossível, esse triunfa.
(I Ching)

O presente, ainda que custoso, pode ser vivido e aceite, se levar a uma meta e se pudermos estar seguros desta meta, se esta meta for tão grande que justifique a canseira do caminho.
(Bento XVI, Spes Salvi)

Se o teu desejo de chegar for grande, nenhum esforço te parecerá demasiado penoso. E, embora vás a caminho, terás sempre contigo qualquer coisa que é já de ter chegado. Talvez uma certa forma de olhar, resultante daquela luz que se acende por dentro quando nos pomos a caminho dispostos a tudo o que aparecer.
(Paulo Geraldo)

Embora me custe, embora não possa, embora rebente, embora morra.(Santa Teresa de Ávila)Não sejas frouxo, mole. - Já é tempo de repelires essa estranha compaixão que sentes por ti mesmo.
(Josemaria Escrivá)

Nenhum atleta será premiado se não lutar deveras; e não seria autêntico o combate se faltasse o adversário com quem lutar. Portanto, se não houver adversário não haverá coroa, pois não pode haver vencedor se não há vencido.
(S. Gregório de Niza)

Ao corpo, é preciso dar-lhe um pouco menos que o necessário. Se não, atraiçoa. Diz ao teu corpo: prefiro ter um escravo a ser escravo teu.
(Josemaria Escrivá)

Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal)

Quem vence sem perigo triunfa sem glória.
(Autor desconhecido)

Há circunstâncias na vida em que a dignidade humana pode exigir grandes sacrifícios, isto é, heroísmo. Ninguém tem autoridade moral para exigir de outro um comportamento heróico. Cada um de nós tem essa obrigação, não porque outros lho peçam ou censurem se o não fizer, mas porque as próprias coisas lho pedem; pede-o sobretudo a dignidade humana. A história de todas as culturas está cheia de gestos exemplares deste tipo, fora do "normal estatístico". Mas estas escolhas podem surgir na vida de todos os homens, em circunstâncias "normais".
(Juan Luis Lorda)

Escreves-me e eu copio "A minha alegria e a minha paz. Nunca poderei ter verdadeira alegria se não tiver paz. E o que é a paz? A paz é consequência da vitória. A paz exige de mim uma contínua luta. Sem luta, não poderei ter paz".
(Josemaria Escrivá)

Os fortes são mais fortes quando lutam sozinhos.
(Autor desconhecido)

Deus dá as nozes, mas não as parte.
(Provérbio português)

Qualquer um pode carregar seu fardo, embora pesado, até anoitecer. Qualquer um pode fazer seu trabalho, embora árduo, por um dia. Qualquer um pode viver mansamente, pacientemente, amistosamente, até que o Sol se ponha. E isso é o que realmente a vida requer.
(Stevenson, escritor britânico)

A gente não se liberta de um hábito atirando-o pela janela: é preciso fazê-lo descer a escada, degrau por degrau.
(Mark Twain)

Poderíamos dar ouvidos ao medíocre que quer instalar-se em nós. E evitar, por medo e preguiça, as dificuldades, as complicações, o sonho. Mas "evitar o perigo não é, a longo prazo, tão seguro quanto expor-se ao perigo. A vida é uma aventura ousada ou, então, não é nada". Quem disse isto foi Helen Keller, a menina cega, surda e muda que veio a ser pedagoga e escritora.A mediocridade tira toda a graça e todo o sal ao tempo que passamos aqui.
(Paulo Geraldo)

Quem vive obcecado com a posse de prazeres e bens materiais não tem acesso aos prazeres da alma. Passa ao lado do bem e da beleza e do amor. Porque escolheu um nível para a sua vida - o mais cómodo - e escolher uma coisa é sacrificar as outras. Não é possível alcançar o topo da montanha e, simultaneamente, permanecer deitado à sombra lá em baixo.
(Paulo Geraldo)

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Mercado com Inclusão Cultural

Mercado com Inclusão Cultural
Evento que acontece no dia 10 de outubro reúne talentos especiais na Praça XV

O Mercado Cultural, evento que acontece todo segundo sábado do mês, ao longo da Rua do Mercado, resolveu trazer para a sua décima nona edição variados talentos de pessoas que fizeram da deficiência uma forma de colocar seus talentos em prática e tornar a vida mais bela e encantadora para todos nós. Em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD), ao longo de todo dia é possível apreciar junto com os consagrados expositores de artesanato do evento, artes plásticas, música, esculturas e até capoeira e desfiles de frevo, tudo feito por quem aprendeu que. A vida só se dá para quem se deu, conforme os versos de Vinicius de Moraes.

Veja a Programação:


Rua do Mercado 11h às 18h

Exposição e venda de artesanato brasileiro, ao longo da Rua do Mercado

Daniele Souza faz pintura com a boca e exibe seus quadros para a comercialização
Exposição de obras dos artesãos Carlos e André, na Esquina da Fama.
Palco Esquina da Fama.
11h - Capoeira Inclusiva Arteficiente13h ? Apresentação de esquetes com o Grupo Teatro Novo
13h30 - Glauco Cereja, o saxofonista cego, faz sua apresentação 14h30 ? Licia Leone e Jorge Garrido apresentam mistureba de ritmos com MPB, Bossa Nova e Samba, entre outros
16h - Grupo Circundando faz apresentação de MalabaresTravessa do Tinoco
12h - Apresentação de frevo com o grupo Prato Misterioso Rio. Início: Travessa do Tinoco com desfile pela Rua do Mercado.
Praça XV
17h - Inicia o aquecimento da Escola de Samba Embaixadores da Alegria (todos portadores de necessidades especiais) na Praça XV, com ao longo da Rua do Mercado, encerrando o evento com "Chave de Ouro"
Rua do Ouvidor
Samba da Ouvidor, em frente a Livraria Folha Seca - Rua do Ouvidor 17
Rua do Rosário
Exposição Kinkas, na Galeria de Artes LGC na Rua do Rosário 38
O Mercado Cultural é uma iniciativa do Polo Praça XV que conta com a parceria dos empresários associados, SEBRAE RJ, SINDRIO, ACRJ e PREFEITURA DO RIO.
Tem entrada e censura livre.


quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Convite para Exposição "Cristo Redemptor"

Olá galera, esta dica vai para todos aqueles que admiram o nosso Cristo Redentor como símbolo maior desta cidade.




Estudo de Direito Administrativo

Nosso amigo e professor Cláudio José está lançando um website que a partir de agora se tornará uma valiosa fonte de consulta e atualização, para um bom estudo da disciplina, onde o aluno poderá inclusive fazer download do conteúdo do site.
Pessoal, não deixe de conferir esta boa dica!
"Show de bola", Claudio!


“Estudo de Administrativo” é um site direcionado à divulgação do direito administrativo em suas diversas manifestações, seja na catalogação da legislação que o rege; nos principais conceitos doutrinários, bem como no acompanhamento da evolução na jurisprudência dos nossos tribunais.


Os estudiosos para concurso público e os aplicadores do Direito desfrutarão de uma série de ferramentas para melhor conhecer o direito administrativo, e aprofundar-se em seus institutos.


Na compreensão exata da dimensão do direito administrativo, o site disponibiliza textos ilustrativos acerca dos principais temas que norteiam o seu estudo, questões de concursos diversos, assim como as principais leis que disciplinam este ramo do Direito.


No campo jurisprudencial, houve a preocupação de destacarmos, por assunto, decisões emblemáticas e contemporâneas no direito administrativo.


Encontra-se, ainda, no site uma reunião similar, de todos os Informativos do Supremo Tribunal Federal, sendo extraído de cada informativo as decisões relacionadas especificamente ao campo do direito administrativo. O estudioso poderá ter uma visão histórica da evolução deste Direito, sob o olhar da Corte Constitucional.


A participação de vocês será essencial para podermos crescer em qualidade e agilidade nas informações prestadas. A busca da excelência precisa ser alimentada constantemente, sendo assim, toda e qualquer crítica construtiva ou sugestão será válida, no momento em que procuramos colocar um extenso material de direito administrativo ao alcance de todos.






sábado, 26 de setembro de 2009

Determinação

Nada é Impossível!
Quando lhe disserem que você não pode fazer algo. . .
Dê uma olhada em volta. . .
Considere todas as opções...
Então vá em frente!
Use todos os recursos que você tem!
Seja criativo!
No fim, você terá sucesso e provará que estavam errados!
Lembre-se sempre: Nada é impossível, quando você deseja de coração!
Não fale sobre o tamanho dos seus problemas, fale sobre o TAMANHO de sua determinação para resolvê-los...

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Audácia



Mil vezes podíamos ter morrido, mil vezes podíamos ter sido assaltados, mil vezes podíamos ter adoecido gravemente. Mas sempre que superávamos uma dificuldade tornávamo-nos mais fortes, mais capazes de enfrentar o que viesse. Servíamo-nos dos nossos adversários para crescer. A dor tornava-nos resistentes à dor; a necessidade de nos esforçarmos aumentava a nossa força; uma derrota levava a que nos conhecêssemos melhor.
Sobrevivemos. Éramos os irmãos pequenos do vento. Gostávamos de sentir a chuva a escorrer do cabelo para a face.
(Paulo Geraldo)

Chega um dia em que se o homem não deixar tudo para trás, não vai para frente.
(Autor desconhecido)

Por que nos contentamos com viver rastejando, quando sentimos o desejo de voar?
(Hellen Keller)

Suba alto; Suba longe. Seu objectivo é o céu; Seu alvo, as estrelas.
(Inscrição no Williams College)

Ainda que os teus passos pareçam inúteis, vai abrindo caminhos, como a água que desce cantando da montanha. Outros te seguirão...
(Saint-Exupéry)

O homem é feito para a luta, não para o repouso.
(Ralph Emerson)

Não se deve ter medo de dar um grande passo quando for altura disso. Não se pode atravessar um abismo aos saltinhos.
(David Lloy George - Estadista Inglês)

Não somos responsáveis apenas pelo que fazemos, mas também pelo que deixamos de fazer.
(Molière, dramaturgo francês)

Que eu reze não para ser preservado dos perigos, mas para olhá-los de frente.
(Tagore )

Onde não falta vontade existe sempre um caminho.
(in O Senhor dos Anéis)

Aquele que tentou e nada conseguiu é superior àquele que não tentou.
(Bud Wilkinson)

Comece por fazer o que é necessário, depois o que é possível e de repente estará a fazer o impossível.
(São Francisco de Assis)

Se verdadeiramente vale a pena fazer uma coisa, vale a pena fazê-la a todo o custo.
(G. K. Chesterton, escritor britânico)

Arriscar-se é perder o pé por algum tempo. Não se arriscar é perder a vida. . .(Soren Kiekegaard)

O medo do perigo é mil vezes pior do que o perigo real.
(Daniel Defoe - in Robison Crusoe)

Um homem nunca sabe aquilo de que é capaz até que o tenta fazer.
(Charles Dickens)

Dai-me um ponto de apoio e moverei o mundo.
(Arquímedes)

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Adversidades

Quando os acontecimentos escapam ao teu domínio, e te arrastam para onde não quererias ir, o resultado é sempre surpreendente e enriquecedor. Forçado a desafios inesperados, vês brotar de ti forças e capacidades que desconhecias; cresces por dentro; descobres luzes novas e uma nova dimensão de todas as coisas; aprendes que não estás só. É como se alguém, com pena de ti, te conduzisse a um lugar maravilhoso onde nunca saberias chegar com os teus pequenos projectos. (Paulo Geraldo)

Sem este empenho em superar os obstáculos de dentro e de fora, não nos será concedido o prémio. Nenhum atleta será premiado, se não lutar verdadeiramente, e não seria autêntico o combate se faltasse o adversário com quem pelejar. Portanto, se não houver adversário, não haverá coroa; pois não pode haver vencedor, onde não há vencido. (Josemaria Escrivá)

Temos horror às situações cujo controlo não está nas nossas mãos. A verdade, porém, é esta: as situações que realmente nos fazem crescer são precisamente aquelas que não comandamos.(Jacques Philippe)

Quem perde os seus bens, perde muito; quem perde um amigo, perde mais; mas quem perde a coragem, perde tudo. (Autor desconhecido)

Não deves recusar a dor, porque ela te constrói, te marca os limites e te faz crescer por dentro dos teus muros.Sem ela, não passarias de um projecto do homem que hás-de ser. Ela edifica-te os músculos, a cabeça e o coração, e não existe outra maneira de chegares a ser aquilo que deves vir a ser.Se não sofresses não haveria ninguém dentro de ti. (Paulo Geraldo)

Quando se busca o cume da montanha, não se dá importância às pedras do caminho. (Autor desconhecido)

Quem vence sem perigo triunfa sem glória. (Autor desconhecido)

As dificuldades não esmagam um homem, fazem-no. (Arthur Meighen)

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Prazer e Felicidade

"Procurava o prazer, e acabava por o encontrar – conta C. S. Lewis na sua autobiografia – mas depois descobri que o prazer (esse ou qualquer outro) não era aquilo que procurava. E pensava que me estava a enganar, embora não fosse, evidentemente, por questões de ordem moral. Naquela época eu era, neste domínio, o mais imoral que alguém pode ser.”

“A frustração também não consistia em ter encontrado um prazer rasteiro em vez de um elevado.”

“Era o pouco valor da conclusão aquilo que estragava a festa. Os cães tinham perdido o rasto. Tinha capturado a presa errada. Oferecer prazer sexual a quem deseja algo mais elevado, é o mesmo que oferecer uma costeleta de cordeiro a quem morre de sede.”

“Não é que me tivesse afastado da experiência erótica dizendo: isso não! Os meus sentimentos eram: isto está bem! Mas não será que me desviei do verdadeiro objectivo?”

“O verdadeiro desejo desaparecia como que dizendo: Que tem isto a ver comigo?”

Assim descreve C. S. Lewis os seus erros e vacilações no caminho da procura da felicidade. A via do prazer resultara infrutífera. Durante anos seguira uma pista errada.
“Ao concluir um templo para o deus do prazer descobri que ele se tinha ido embora.”

A sedução do prazer enquanto dura, tende a ocupar todo o espaço na nossa mente. Nesses momentos, promete tudo, como se fosse o mais importante.

No entanto, depois de ceder a essa sedução descobrimos o logro. Constatamos que não saciou como prometia, que nos voltou a iludir, que oferecia mais do que deu. Andámos próximo do rasto mas voltámos a perdê-lo.

Basta recordar a Literatura Clássica para verificar que essa ansiosa procura do prazer sexual nada tem de original. Na História de povos muito antigos verifica-se que eles próprios esgotaram, na prática, as suas possibilidades neste campo sem terem alcançado resultados muito diferentes. A atracção sexual é indiscutível, certamente, mas o repertório esgota-se cedo por muito que se altere o cenário.

Prazer e Felicidade
Existem, claramente, notas distintivas entre o prazer e a felicidade:
A felicidade tem vocação de permanência; o prazer não.
O prazer costuma ser fugaz; a felicidade é duradoura.
O prazer afecta um pequeno sector da nossa corporalidade; a felicidade afecta toda a pessoa.
O prazer esgota-se em si mesmo e acaba criando um hábito que faz com que as circunstâncias reduzam ainda mais a própria liberdade. A felicidade não.
Os prazeres, por si só, não garantem qualquer felicidade; necessitam de um fio que os una e lhes dê sentido.

As satisfações momentâneas e invertebradas desorganizam a vida, fragmentam-na e acabam por atomizá-la.

Quevedo insistia na importância de tratar o corpo “não como quem vive por ele – que é atitude de néscio – nem como quem vive para ele – que é delito -; mas como quem não pode viver sem ele. Sustenta-o, veste-o e manda nele, porque seria muito feio que mandasse em ti quem nasceu para te servir.”

Por sua vez, Aristóteles, assegurava que, para fazer o bem, era necessário manter longe as paixões inadequadas ou extemporâneas, visto que, as grandes vitórias morais não se improvisam, antes são fruto de uma multidão de pequenos êxitos obtidos nos pormenores do quotidiano.

A felicidade apresenta-se perante nóscom leis própriascom essa teimosia serenacom que apresenta,uma e outra vez,a inquebrantável realidade.

Existe o Prazer?
O prazer e a dor têm um inegável protagonismo na vida de qualquer pessoa, condicionando, de alguma forma, as suas decisões.

Mas nem o prazer nem a dor são maus ou bons por si mesmos.Efectivamente. Mau é deixar-se vencer pelo prazer ou pela dor.

Mau é agir malpara desfrutar um prazer ouevitar uma dor.

Pode-se sentir prazer sem se ser feliz e ser-se feliz no meio da dor. Daí a necessidade – afirmava-o Platão – de se ser educado desde cedo para saber quando e como convém sofrer ou desfrutar, porque, da mesma forma que existem acções nobres e acções indignas, se pode dizer que existem prazeres nobres e prazeres indignos. A adequação da conduta a este critério é objecto da educação moral.

O Preço da Renúncia
Muitas são as coisas que o homem deseja, e para alcançar algumas delas tem de renunciar a outras, mesmo que essa renúncia lhe doa. Dizia Aristóteles que não há nada que nos seja sempre agradável.

Qualquer escolha traz consigo uma exclusão. Por isso é importante acertar quando se escolhe, sem excessivo medo à renúncia, uma vez que nem sempre por detrás de qualquer atractivo está a felicidade. Tanto o prazer como a felicidade andam sempre associados à renúncia.

Também a solução não está na supressão de qualquer desejo, porque sem desejos a vida do homem deixaria de ser propriamente humana.. O homem humaniza-se quando aprende a suportar a adversidade, a abster-se daquilo que se pode mas não se deve fazer. Este é o preço que deve pagar a nossa inexorável tendência para a felicidade se quisermos alcançar aquilo que ela nos pode dar nesta vida.

Sensato édeixar-se conduzir pela razãopara não se assustar perante a dornem se deixar enganar pelo prazer.

Da mesma forma que preservar a saúde exige um certo esforço, mas é graças a ele que nos sentimos bem, a castidade fortalece o íntimo do homem, proporcionando-lhe uma profunda satisfação. Quando não se cede ao egoísmo sexual alcança-se uma maior maturidade no amor, no qual a castidade sublima a intensidade dos sentimentos. Surge uma transparência luminosa no olhar e uma alegria radiante no rosto que conferem um atractivo especial.

- E não existem demasiadas proibições na ética sexual?

Até aqui não falámos de proibições, mas sim de um modelo e de um estilo de vida positivo.

No entanto, embora a chave da ética não sejam as proibições, não podemos esquecer que qualquer ética pressupõe mandamentos e proibições. Cada proibição guarda e assegura determinados valores, que dessa forma são protegidos e se tornam mais acessíveis.

Essas proibições, se são acertadas, dilatam os espaços de liberdade de valores importantes para o homem. A moral não pode ser vista como uma simples e fria normativa que coarcta; e muito menos como um código de pecados e obrigações.

As exigências da moraldão vigor à pessoa, impelem-napara o seu pleno desenvolvimento,para a sua mais autêntica liberdade.

(Alfonso Aguilló) – Tradução, para a Aldeia, de António Faure

sábado, 29 de agosto de 2009

Como Educar a Memória

A memória é a principal aliada de todas as atividades que fazemos todos os dias, sejam elas mentais ou físicas. Para usá-la a nosso favor é preciso treiná-la e exercitá-la para que ela não nos deixe na mão sempre que precisarmos lembrar algo importante.

A capacidade de armazenar informações está ligada à capacidade física do cérebro (saúde e bem-estar) e à capacidade de organizar dados durante o processo de aprendizagem. Ambas as capacidades estão unidas à qualidade do sono. A memória “volátil” que usamos para lembrar coisas corriqueiras seleciona tudo aquilo que é mais importante e passa para a memória permanente enquanto estamos dormindo. Por esse motivo, pessoas que têm distúrbios do sono como insônia, sonambulismo e apnéia (ronco) tem mais dificuldade de concentração e mais problemas de esquecimento. Nestes casos, a ajuda médica é indispensável.

Lembrar das coisas também está ligado à inteligência, à habilidade de armazenamento e ao interesse sobre o assunto. Se uma pessoa não gosta de uma determinada matéria da escola, provavelmente terá muita dificuldade em aprendê-la e memorizá-la, pois o seu cérebro descarta as informações relacionadas por considerá-las “voláteis”.

Como melhorar:

O jogo de xadrez é um bom exercício para a memória e para o raciocínio lógico (e um aliado e tanto para as aulas de matemática). Cuidar da alimentação também é importante e acrescentar pães, cereais, legumes e frutas em seu cardápio é primordial, pois estes alimentos contêm tiamina, ácido fólico e vitamina B12, essenciais para a manutenção do cérebro e da memória.

O método de repetição ajuda no arquivamento de informações, pois faz o cérebro crer que aquela informação é importante e por isso, armazena-a. Procure associar idéias a fatos ou a outras idéias para criar um sistema de conexões, o que faz você lembrar de uma coisa quando esquece de outra.

Descobrir o tipo de memória que você possui também é extremamente útil para selecionar o melhor método de estudo. Há pessoas que têm memória visual e, portanto, precisam estudar usando a leitura, os desenhos e os esquemas gráficos para serem bem-sucedidos no armazenamento de conteúdo. Para outros, a memória é auditiva e, por isso o conteúdo a ser memorizado deve ser verbalizado, os textos devem ser lidos em voz alta e discutidos com outras pessoas. O último tipo de memória é o sinestésico, relacionado aos movimentos que devem ser feitos para associar idéias.

Agora que você já sabe o que fazer, é importante saber o que não fazer. Ansiedade e nervosismo são absolutamente prejudiciais para o bom funcionamento da memória e, por esse motivo, devem ser controlados, por exemplo, com exercícios de respiração. Essa é uma maneira eficaz de se evitar os famosos “brancos” e lapsos de memória.

Por Marla Rodrigues
Equipe Brasil Escola

Como Fazer uma Boa Leitura

O uso da leitura está sempre presente na nossa vida, ela é importante para construirmos conhecimento, e também para compreendermos o mundo, já que vivemos em uma sociedade letrada.

Uma boa leitura enriquece o nosso vocabulário.

Mas a leitura não está apenas delimitada em uma decifração de símbolos, mas sim em uma boa interpretação, compreensão e aproveitamento da leitura.

Há muitos casos de pessoas com dificuldades em compreensão de leitura, pois lêem um texto inteiro e no final, não compreenderam nada. Essas pessoas lêem passando os olhos nas palavras, mas na verdade não estão nem tendo consciência do que está sendo lido, muitas vezes ficam pensando em outras coisas ao mesmo tempo. Ou lêem várias vezes o mesmo parágrafo para compreender.

Veja algumas dicas de como se livrar deste problema e conseguir compreender os textos e aproveitar mais a leitura:

* Ter concentração na hora da leitura, esqueça o mundo, foque o seu pensamento somente no que você ler.

* Leia lentamente, prestando atenção em cada detalhe para não correr o risco de haver algum engano na compreensão.

* Esteja sempre com um dicionário por perto, pois se caso encontrar uma palavra desconhecida poderá saber o seu significado, ajudando assim na sua compreensão.

* É importante, antes de começar a leitura, saber que tipo de texto é e qual o assunto ele aborda.

* Reserve um local sossegado, aconchegante, e sem nada para tirar a sua atenção.

* Pratique a Leitura! Quanto mais você ler mais gosto você terá pela leitura, e mais facilidade você terá para compreender.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Exercíos físicos para quem estuda




Mês de prova é assim: as atenções devem estar pura e simplesmente voltadas para os estudos. Nada além disso. Então, tirar um tempo para jogar uma bolinha com os amigos ou então dar uma pulo na academia com as garotas está fora de questão, certo? Errado!

Caso você se enquadre no rol dos que pensam assim, muito cuidado. Não seria preciso nem citar aqui os problemas que o sedentarismo pode acarretar, já que cocurseiro deveria estar “careca” de saber. Mas não custa nada repetir: obesidade, hipertensão, diabetes, problemas de coração, entre tantos outros. Então está na hora de reorganizar o seu dia e garantir um bom futuro, com uma vaga em um cargo público e uma vida mais saudável.

Fazer exercícios físicos regularmente pode ajudar e muito na hora de fixar o conteúdo. “Existem estudos que mostram que quem pratica atividade física tem uma capacidade maior de memória, reflexos mais apurados e maior concentração. Isso se deve ao fato de ter que aprender novas habilidades físicas, desenvolver essas capacidades”, alerta o professor de Educação Física, Márcio Atalla, formado pela Universidade de São Paulo (USP).

Além disso, eles ajudam e muito a diminuir os níveis de estresse, comuns em quem está sob influência de períodos de grande tensão, como é o caso do pré-concurso. Atalla esclarece que ao praticar exercícios aeróbios (caminhar, correr, nadar, entre outros), com intensidade de leve a moderada, o corpo libera uma substância conhecida como beta-endorfina, que proporciona sensações de bem-estar e prazer.

Mudou de opinião né? A Organização Mundial de Saúde recomenda guardar pelos menos 30 minutos em cada cinco dias da semana para fazer exercícios físicos. Por isso, o primeiro passo é organizar seus horários para que a nova atividade não interfira negativamente no desempenho de seus estudos. Com jeitinho, você conseguirá fazer bem as duas coisas e manter sua saúde.

O ideal é buscar alguma forma de atividade que você gosta e lhe dá prazer. Nada de procurar algo entediante, afinal, o resultado pode ser justamente o contrário. “Os jogos coletivos são interessantes para os concurseiros, pois desenvolvem bastante o lado cognitivo e social, além, é claro, do físico”, ressalta o professor. Caminhar ou pedalar no parque é também uma boa alternativa, afinal, mudar do ambiente fechado e abafado das salas de aulas e cursinho para o contato com a natureza ajuda a “esfriar a cabeça”.

Se você é daqueles que preferem a movimentação das academias, é indispensável fazer também exercícios prazerosos e alternar ergometria (esteira, bicicleta, etc.) com os de musculação (levantamento de peso). E nada de ficar se matando na busca por um corpo perfeito, já que a procura por atividades físicas durante a maratona pré-concurso está relacionada à saúde e não à beleza. Escolha ainda um local perto de casa e, de preferência, onde conheça alguém, pois assim a chance de desistir é menor. Que tal chamar um amigo então?

Para quem está no ensino médio, o ideal é não deixar de lado as aulas de Educação Física oferecidas na escola. Por mais que sejam recreativas, elas ajudam a manter o bom condicionamento físico. “Além disso, essas aulas devem servir para conscientizar da importância da atividade física por toda a vida”, finaliza Atalla.

domingo, 16 de agosto de 2009

Influenza A

Preocupado com a saúde dos seus alunos, o Curso Gabarito está espalhando vários cartazes informativos em suas dependências para melhorar instruir seus alunos sobre o vírus INFLUENZA A.


quinta-feira, 13 de agosto de 2009

O que é Motivação?

A motivação é uma força interior que se modifica a cada momento durante toda a vida, onde direciona e intensifica os objetivos de um indivíduo. Dessa forma, quando dizemos que a motivação é algo interior, ou seja, que está dentro de cada pessoa de forma particular erramos em dizer que alguém nos motiva ou desmotiva, pois ninguém é capaz de fazê-lo. Existem pessoas que pregam a auto-motivação, mas tal termo é erroneamente empregado, já que a motivação é uma força intrínseca, ou seja, interior e o emprego desse prefixo deve ser descartado.

Segundo Abraham Maslow, o homem se motiva quando suas necessidades são todas supridas de forma hierárquica. Maslow organiza tais necessidades da seguinte forma: -

- Auto-realização
- Auto-estima
- Sociais
- Segurança
- Fisiológicas

Tais necessidades devem ser supridas primeiramente no alicerce das necessidades escritas, ou seja, as necessidades fisiológicas são as iniciantes do processo motivacional, porém, cada indivíduo pode sentir necessidades acima das que está executando ou abaixo, o que quer dizer que o processo não é engessado, e sim flexível.

Para Frederick Herzberg, a motivação é alcançada através de dois fatores:

Fatores higiênicos que são estímulos externos que melhoram o desempenho e a ação de indivíduos, mas que não consegue motivá-los.

Fatores motivacionais que são internos, ou seja, são sentimentos gerados dentro de cada indivíduo a partir do reconhecimento e da auto-realização gerada através de seus atos.

Já David McClelland identificou três necessidades que seriam pontos-chave para a motivação: poder, afiliação e realização. Para McClelland, tais necessidades são “secundárias”, são adquiridas ao longo da vida, mas que trazem prestígio, status e outras sensações que o ser humano gosta de sentir.

Além dessas teorias citadas acima, existem outras que não foram abordadas.
Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

terça-feira, 11 de agosto de 2009

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Alimentos anti-stress

Combata as tensões com uma boa alimentação. Veja o que pode (e deve) comer para o conseguir.
Quando enfrentamos situações que nos causam stress e ansiedade padecemos de transtornos como subida da tensão arterial, rigidez muscular ou alterações digestivas.
Para que isso não lhe aconteça, ataque o stress consumindo alimentos que melhoram o funcionamento do organismo e contribuem para a redução dos impactos das tensões que esses geram. Algumas frutas, cereais e vegetais podem revelar-se um excelente aliado do seu corpo nestas situações.

AIPO.
Um velho remédio para baixar a tensão arterial. Os seus compostos diminuem a produção de hormonas supra-renais contraindo os vasos sanguíneos.
Qual é o seu efeito? Um dos seus nutrientes calmantes é a niacinamida, que pode actuar como um excelente soporífero natural se comer um talo de aipo antes de se deitar. Para aliviar a ansiedade e os quadros nervosos, recomenda-se comer um ou dois talos por dia.

SEMENTES DE GIRASSOL.
São ricas em potássio, vitaminas do grupo B e em zinco, que favorecem a sensação de bem-estar e prazer.
Qual é o seu efeito? Há estudos que indicam que estes nutrientes são muito benéficos para atenuar estados de stress, pelo que é recomendável reforçar a sua ingestão.

ARROZ INTEGRAL.
É um hidrato de carbono que ajuda a libertar os neurotransmissores serotonina e noradrenalina, responsáveis pelo bom ânimo e pela sensação de bem-estar. Para além disso, fornecem a energia de que precisamos para fazer frente às dificuldades quotidianas.

ALGAS.
A serotonina também ser despertada pelas proteínas contidas nas algas.
Qual é o seu efeito? Favorecem o metabolismo do fígado e ajudam a eliminar gorduras e toxinas, processos que libertam as tensões nervosas.

COUVE.
Os seus antioxidantes (vitaminas A, C e E, betacaroteno e selénio) contribuem para melhorar o estado de ânimo.
Qual é o seu efeito? Participam na eliminação de radicais livres, moléculas instáveis que agravam o stress do organismo.

AMÊNDOAS.
Contêm magnésio, que regula a actividade supra-renal.
Qual é o seu efeito? A falta deste mineral pode provocar ansiedade, irritabilidade e insónia.

PEPINO.
Refrigera o sangue e o fígado. Para além disso é uma boa fonte de fibra.
Qual é o seu efeito? Participa no equilíbrio hormonal e no estado anímico, dotando o corpo de vitalidade.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

domingo, 28 de junho de 2009

Gabarito apóia Mutirão na Pedra da Gávea

Olá pessoal, O Curso Gabarito vem apoiando o Projeto "Amando e Preservando"de recuperação ambiental na trilha da Pedra da Gávea. Através deste apoio a trilha está sendo preparada para receber os visitantes sem causar impacto na fauna e flora locais além de proporcionar maior conforto e segurança aos vistantes. Veja como foi o último mutirão realizado pelo grupo Terralimpa na trilha da Pedra da Gávea.


















Para saber sobre o projeto "Amando e Preservando" de Recuperação das trilhas da Pedra da Gávea,
acesse: www.terralimpa.tv

Caminhada Cancelada.


Queridos alunos e amigos,
infelizmente por motivo de chuva tivemos de cancelar nossa caminhada que seria realizada neste domingo para a Pedra da Tartaruga e Praias Selvagens entre Grumari e Barra de Guaratiba.
Nossa previsão é de remarcá-la para depois das provas de julho.

Grande abraço,
Humberto e Ivan

quarta-feira, 24 de junho de 2009

5ª Caminhada Ecológica Pedra da Tartaruga e Praias Selvagens

Olá pessoal, estamos nos preparando para mais uma caminhada ecológica do Espaço Estudo Zen.
Levaremos o grupo para conhecer lindas praias e trilhas entre Grumari e Barra de Guaratiba.

8h30 da manhã

Ponto de Emcontro: Terminal Alvorada - Barra - Em frente ao ponto do 179 - Empresa Real

As incrições precisam ser feitas na secretaira do Curso Gabarito.

Telefono para contato:tel: 8207-8025 Ivan e Humberto.



quarta-feira, 3 de junho de 2009

4ª Caminhada Ecológica -Trilha Cartão Postal - Teresópolis

No último domingo realizamos a nossa 4ª caminhada ecológica com os alunos do Gabarito e Grupo Terralimpa. Visitamos o Parque Nacional da Serra dos Órgãos em Teresópolis-RJ onde percorremos a trilha Cartão Postal. O dia estava ótimo e todos curtiram muito o visual e no final a Feirinha de Teresópolis.
No final do passeio nos aventuramos em um banho de cachoeira aproveitando o gostoso sol de fim de tarde. Fica aqui nossos agradecimentos pelo ótimo dia que passamos juntos e um convite para as nossas próximas aventuras.
Abraço a todos, Humberto e Ivan.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

4ª Caminhada Ecológica

Convite do Espaço Estudo Zen e Grupo Terralimpa.
Este convite vai para todos os nossos alunos e amigos que
não abrem mão do bom estudo e da qualidade de vida.
Curso Gabarito

domingo, 3 de maio de 2009

Os inimigos do bom estudo

Estudar para concursos é verdadeiramente uma luta diária entre o concurseiro, seu próprio eu e fatores externos. O seu estilo de vida e hábitos com certeza podem levá-lo a aprovação ou reprovação. Há uma frase muita conhecida que diz: “Se você continuar fazendo as mesmas coisas obterá sempre os mesmos resultados.” Então decida fazer algo diferente hoje para que você obtenha o resultado desejado.
Abaixo listamos alguns itens que podem estar sendo “seus inimigos” na hora de estudar para o concurso público e o impedindo de alcançar a sua vitória. Identifique aquilo que tem lhe atrapalhado e lance fora por um tempo até que consiga passar.
Alimentação (idas excessivas a cozinha e a geladeira, intervalos demasiadamente longos para fazer lanches);
Ambiente de estudo (má iluminação, barulhos excessivos, falta de estrutura, interrupções);
Ansiedade (no dia da prova, que causa nervosismo, que causa esquecimento do que foi estudado);
Dormir demais ou de menos;
Falta de Concentração;
Falta de Motivação ou apoio (de si mesmo, dos pais, parentes, esposo(a), namorado(a), companheiro(a), amigos, chefe);
Falta de Recursos (financeiro, material, psicológico, emocional);
Internet (e-mail, jogos, salas de bate-papo (chats), orkut, sites em geral);
Medos (da prova, dos concorrentes, de não passar, do futuro, das dificuldades);
Telefone/celular;
T.V. (novelas, realitys shows, futebol, filmes);
Som (estudar ouvindo música ou com som ligado);
Saídas com amigos;
Vida Sentimental (especificamente namorados (as));
Empenhe-se, dedique-se de todo o seu coração ao seus estudos. Isso será por um período apenas, enquanto o cargo público poderá ser para uma vida inteira. No momento você estará abdicando de pequenos prazeres que vão lhe parecer muito sacrifício, mas quando estiver no serviço público terá o seu tempo de lazer, com estabilidade financeira e tranquilidade.

“Os vencedores fazem todos os dias aquilo que os perdedores fazem de vez em quando.”

Fonte: www.concursospúblicosonline.com.br

3ª Caminhada Ecológica - Trilha na Floresta da Tijuca.


Nosso grupo reunido na entrada da Floresta da Tijuca
no estacionamento da Cascatinha Taunai.
Cascatinha Taunai. Um dos principais pontos turísticos do Parque.

Após uma hora de caminhada o grupo chegou ao Mirante do Excelcior e fez um lanche. Após o lanche pegamos a trilha para a cachoeira das AlmasOnde pudemos um ótimo banho.

O Espaço Estudo Zen agradece a todos os participantes da caminhada pelo dia maravilhoso que passamos juntos.

Em breve estaremos realizando mais uma caminhada ecológica.

Grande abraço, Humberto.