segunda-feira, 18 de julho de 2011

Participe da nossa caminhada ecológica

Trilha do Bico do Papagaio - 24 de julho - Floresta da Tijuca

Após uma longa pausa em nossas caminhadas ecológicas, estamos reiniciando nossas atividades com uma excursão ao Bico do Papagaio na Floresta da Tijuca. Vamos aproveitar o próximo domingo e relaxar dos estudos caminhando por uma das trilhas mais bonitas do Rio de Janeiro.
A excurção é aberta a todos os alunos do Curso Gabarito e convidados. Teremos o limite de 20 partipantes e as recomendações estão ai para todos.
Local de encontro: Praça afonso Viseu-pracinha do Alto da Boa Vista.
Dia e Horário:
24/julho/domingo - 8H30
Duração:
das 9h às 14h
Levar:
Cantil com água, roupas leves, um agasalho, tenis de caminhada, lanche, repelente de insetos, protetor solar e um boné. É aconselhável levar uma muda de roupa para quem quiser se trocar após a caminhada.

Informações:
Secretaria do Curso Gabarito Tel: 2533-4242 ou tel: 8207-8025 com Ivan Amaral.

domingo, 17 de julho de 2011

Organizadora de concurso e banca examinadora

Muita embora, na prática, tenham sido consagradas como expressões sinônimas, instituição organizadora e banca examinadora não se confundem. Instituição organizadora é a pessoa jurídica ou órgão responsável pela gestão do processo de seleção de candidatos mediante concurso. É ela que recebe delegação, da entidade que precisa admitir pessoas, para realizar o certame, no qual se pretende selecionar os candidatos mais bem qualificados. À instituição organizadora cabe também a formação da banca examinadora, composta por pessoas dotadas, em tese, de conhecimento notório nas disciplinas que serão objeto das questões das provas.
Com base na análise de provas aplicadas em concursos anteriores pela mesma instituição, temos indícios sobre que tipo de prova nos espera: se exige raciocínio ou decoreba, se as questões tendem a ser teóricas ou práticas, baseadas na legislação, jurisprudência ou doutrina, bem ou mal-elaboradas, com textos longos ou curtos para interpretação, bem como a provável posição da banca organizadora diante de assuntos polêmicos.

Quando a instituição organizadora é vinculada a um grande centro de estudos ou pesquisas, a banca tende a ser formada por seus pesquisadores, professores e cientistas. Neste caso, em razão do vínculo permanente entre a instituição e a banca, pode-se esperar que haja certa uniformidade ou estabilidade na abordagem das matérias exploradas nas provas, criando-se o que podemos chamar de jurisprudência da instituição organizadora. Se assim for, teremos relativa segurança de que um tema polêmico, por exemplo, já abordado em provas anteriores organizadas por essa instituição, encontrará igual tratamento em suas novas provas.

Já no casa de instituição organizadora não vinculada ao centro de estudos, ou similar, a banca é formada, em caráter temporário, para elaborar as provas de determinado concurso. Nessa hipótese, é pouco provável que os membros (ou algum deles) dessa banca sejam os mesmos em concursos posteriores geridos pela mesma instituição, ainda que o processo seletivo seja realizado para igual cargo. Como não são ligados à organizadora de forma permanente, os novos membros da banca poderão ter pontos de vista completamente diferentes dos que elaboraram as provas anteriores.

Para os candidatos, a consequência mais visível desta instabilidade é a falta de coerência, ao longo dos anos nas provas de algumas instituições organizadoras, não sendo raro o absurdo de questões iguais em sua formulação terem respostas conflitantes em concursos de anos diferentes.

Os candidatos mais experientes levam tão a sério a escolha da organizadora do concurso, que muitos chegam ao extremo de não prestarem concursos organizados por determinadas instituições.

Nos concursos regionais nos quais as pressões políticas tem grande influência, algumas entidades optam por realizar seleção por meio de instituições organizadoras sem muita experiência. Quando isso acontece, o desastre é quase inevitável. Neste caso é bom estar preparado para tudo, imclusive para ingressar na justiça.

Entre as instituições organizadoras de concursos, destaca-se o centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/Unb), a maior instituição do gênero no país. Diferente das outras organizadoras, nas provas do Cespe/Unb, normalmente são apresentados itens para julgamento. Devemos assinalar se cada um deles está certo ou errado. Em algumas provas, um item respondido de forma incorreta implica perda de pontos correspondentes a um item acertado. Quando optamos por não responder, não ganhamos e nem perdemos pontos. Se estamos em dúvida mas temos noção do assunto perguntado, o item deve ser respondido. Caso o tema nos seja completamente estranho, devemos nos abster de responder. Assim nas provas do Cespe é preciso ter uma estratégia bem definida quanto aos itens que serão ou não respondidos. Suas provas tendem a exigir mais raciocínio do que decoreba.

A escola de adminstração fazendária (Esaf) é responsável pela organização dos concursos da Receita Federal do Brasil. Suas provas são de múltipla escolha (questões com cinco alternativas, das quais apenas uma é aceita pela banca). Em geral são questões trabalhosas, que exige enorme agilidade. Principalmente nos concursos da área Fiscal, as questões da Esaf são complexas. Por isso é necessário um controle rigoroso do tempo, já que dificilmente conseguiremos resolver todas elas, neste caso devemos abondanar as questões de maior complexidade e resolver as mais simples.

As provas da Fundação Carlos Chagas (FCC) tendem a apresentar questões claras, abjetivas e em nível acessível. Em consequência as notas de corte são altas. Também trazem questões semelhantes de outros concursos por elas organizados. Portanto a solução de provas anteriores é vital. Suas provas não são tipicamente elaboradas para reprovar em massa. Assim é preciso ficar bem atento para não errar questões óbvias, o que, nesse senário, é mais importante do que preparar-se para acertar questões muito difíceis ou abssurdas.

Criada na decada de 1940 com o objetivo de preparar pessoal qualificado para a administração pública e privada do país, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) é atualmente responsável pelo planejamento e execução de concursos públicos em âmbito nacional. Os certames sob sua organização tem um estilo peculiar, pois em geral apresentam um grande número de disciplinas e conteúdos programáticos extensos, além de abordagem de forma balanceada as matérias nas provas. Para se adaptar a este estilo de prova, é recomendado resolver questões recentes aplicadas por esta instituição.

As provas elaboradas pelo núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de janeiro (NCE/UFRJ) caracterizam-se por apresentar questões que enfocam o conteúdo programático em diversos níveis de dificuldade. Enquanto algumas delas exigem apenas a literalidade de textos, outras demandam do candidato elevada capacidade de raciocínio. De forma similar as outras instituições, as provas do NCE/UFRJ têm traços característicos, que podem ser observados principalmente em suas quastões mais recentes.


Constituída com a finalidade de organizar o vestibular unificado para ingresso no ensino superior na área do Grande Rio, a Fundação Cesgranrio é atualmente responsável por avaliações nacionais de larga escala e importantes concursos para ingresso no serviço público. Suas provas caracterizam-se por apresentar textos objetivos e questões não muito extensas, mas com graus de dificuldades variados.

No próximo post falaremos sobre "Algumas das principais instituições organizadoras de concursos do país"".

Fonte: Manual dos Concurseiros. Ricardo J. Ferreira - Editora Ferreira.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Homenagem aos parceiros do Parque Nacional da Tijuca

No último dia 06 de julho foi realizada a cerimônia de aniversário dos 50 anos do Parque Nacional da Tijuca. Na ocasião, correu uma festa onde os parceiros foram lembrados. O Grupo Terralimpa e o Curso Gabarito foram homenageados com uma placa de agradecimento pelos serviços voluntários prestados ao Parque ao longo dos dez últimos anos.
Nós do Curso Gabarito, continuamos acreditando na qualidade de vida através de ações de responsabilidade social. Nosso apoio ao Parque Nacional da Tijuca através do Grupo Terralimpa é considerada um exemplo a seguir e orgulho para nós cariocas que, amamos a nossa cidade e a vida no planeta.
Obrigado a todos os alunos e voluntários que participaram dos mutirões e das caminhadas que realizamos na Floresta da Tijuca.