terça-feira, 19 de abril de 2011

A Linhaça e seus benefícios



A linhaça é um dos alimentos mais ricos em ácidos graxo essenciais. Ômega-3 e Ômega-6, muito importantes na prevenção de doenças cardiovasculares, pois ajudam a manter os níveis de triglicérides e colesterol, além de agirem dificultando a formação de coágulos nas artérias e depósitos de gorduras, melhorando a circulação sanguínea.


Linhaça marrom x Linhaça dourada
Do ponto de vista nutricional, elas são semelhantes e possuem poucas diferenças na quantidade dos nutrientes. A linhaça dourada é proveniente de climas frios e são cultivadas sem agrotóxicos, já a linhaça marrom, mais fácil de encontrar e mais barata, é cultivada em regiões de clima quente e úmido (o que freqüentemente exige o uso de agrotóxicos) e possui uma casca mais resistente. (Lichtenthäler, 2009).

SEPARAMOS ALGUMAS VANTAGENS DA LINHAÇA:

Reduz o peso.
Este alimento é ótimo para emagracer, pois elimina a colesterol de forma rápida. Além disso controla a fome que aparece fora de hora graças a fibra que tem. Por exemplo, Ele tem cinco vezes mais fibras que a aveia, afirmam os nutricionistas.

Regula o Intestino.
A linhaça é o alimento que contem mais fibras na natureza: Em 100 gramas há 33g de fibras.
Por isto ela tem grande poder de deixar o intestino funcionando regularmente.

Controla o Diabetes.
Isto acontece por causa da fibra lignama da linhaça, que diminui a absorção do açucar.

Ameniza a TPM.
A fibra lagnana também possui o Fitoestrógeno, substância capaza de regular os hormônios femininos. Ao diminuir a variação hormonal, a semente, consequentemente ameniza os sintomas da TPM e da Menopausa.

Dá mais energia.
Assim como a Castanha-do-Pará, a linhaça tem ácidos graxos que são eficientes fornecedores de energia.

Cuida do Coração.
É uma das poucas fontes não animal de Ômega 3, tipo de gordura que auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares.

Seca Gordura.
O Ômega 3 ainda tem papel importante no emagrecimento por ser anti-inflamatório. O consumo de Ômega 3 favorece a sua perda.

Ajuda a evitar Anemia.
Ele tem um tipo de polissacarídeo que limpa o intestino e melhora a absorção de vitamina C dos alimentos. Esta vitamina tem papel importante na absorção de ferro, que combate a anemia.

Fortalece o organismo.
Quem come Linhaça fortalece o sistema imunológico de doenças graças a presença de bioflavonóides.

Tira o inchasso.
Ao melhor o funcionamento do intestino através das fibras, redux a retenção de líquidos e ajuda na eliminação das toxinas.

Pode combater vários tipos de câncer.
Essa propriedade de Linhaça é responsabilidade da fibra lignana: ela pode ajudar a para a produção de células cancerosas, reduzindo o risco de câncer de mama, cólon e próstata.

Controla o sistema nervoso.
Isso acontece devido a presença de ômega 3, antioxidante que atua na constituição do sistema nervoso tornando as células mais flexíveis e acalmando as reações inflamatórias.

Rejuvenesse
A alta concentração de ômega3, ômega6 e ômega9 exerce esssa função, eles combatem os radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento. A presença de vitamina E também ajuda manter pele e cabelos lindos.

Fonte:
http://www.mdemulher.abril.com.br/