segunda-feira, 22 de março de 2010

Bill Gates e suas 11 dicas para estudantes

Aqui estão alguns conselhos que Bill Gates recentemente ditou em uma conferência em uma escola secundária sobre onze coisas que estudantes não aprenderiam na escola.

Muito conciso, todos esperavam que ele fosse fazer um discurso de uma hora ou mais, ele falou por menos de cinco minutos, foi aplaudido por mais de dez minutos sem para, agradeceu e foi embora em seu helicóptero a jato.




quarta-feira, 17 de março de 2010

Caminhada Ecológica: Cachoeira do Horto

Olá galera, no último domingo realizamos mais uma caminhada ecológica do Espaço Estudo Zen com os alunos do Gabarito. Desta vez fomos percorrer as trilhas e as cachoeiras do Horto no bairro Jardim Botânico. Apesar da chuva de sábado o dia amanheceu com um lindo sol o que nos propiciou ótimos banhos nas cachoeiras. A caminhada foi bem agradável e com a água das cachoeiras nos revigoramos para nossos estudos e trabalhos do dia a dia. Perguntem a quem foi...


Apesar de algumas desistências, nossos bravos alunos não perderam a empolgação.

Alguns lances de escalada nas raizes das árvores foram bem divertidos e ajudaram no alongaento da galera.
Antiga represa que servia para abastecer a cidade do Rio de Janeiro.
As trilhas e cachoeiras estão dentro dos limites do Parque Nacional da Tijuca e possuem severa fiscalização ambiental. Não é permitido cães no local.
O local é bem frequentado pela galera local e bairros vizinhos.

Para quem quiser ir, é só pegar a rua Pacheco Leão no Jardim Boânico, ir subindo e virar a direita na plavca "Horto". Depois é seguir subindo paralelo ao Jardim Botânico e passe pelo ponto final do ônibus 409. Logo a frente na placa "Vista Chinesa" siga a direita até passar pela guarita do Parque Nacional da Tijuca. Ai você segue subindo mais uns quinhetos metros e vai avistar a direita a entrada das cachoeiras. Deixe seu carro e siga pela trilha (10 minutos de trilha) a direita pelos degraus, correntes até encontrar as cachoeiras. é bem fácil e todo mundo conhece. Lembre-se: Não mate nada a não ser o tempo, não tire nada a não ser fotos e não deixe nada a não ser pegadas".

Vista de um dos mirantes no caminho.
Valeu galera e até a próxima caminhada.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Benefícios da Água de Coco

Celebridade em todas as praias do país durante o verão, a água-de-coco, além de saborosa e refrescante, é uma rica fonte de nutrientes e também possui propriedades reidratantes. A bebida é considerada um isotônico natural, graças à presença de vitaminas C e do complexo B, além de possuir sais minerais, que suprem várias necessidades do corpo.
A nutricionista Cristina Martins explica que a água-de-coco é uma grande aliada em casos de desidratação, pois possui uma composição química próxima à do soro glicosado, com conteúdo adequado de potássio e glicose.
Ela pode até ajudar a repor líquidos após o consumo excessivo de álcool, a famosa ressaca. Em casos de diarreia, a bebida também vale: “a água-de-coco é recomendada em casos de diarreia por conter em sua composição água, minerais e eletrólitos perdidos”, elucida Cristina.
Quem está nas praias pode aproveitar para beber bastante água-de-coco fresca, já que as caixinhas não possuem o mesmo teor de nutrientes. “A grande oferta de coco natural nas praias é importante para que o brasileiro aumente o consumo deste maravilhoso alimento fornecido pela natureza”, afirma Cristina. Porém, a nutricionista alerta: “é recomendável preferir quiosques que apresentem aspecto limpo e bem cuidado”.

Nutrientes e benefícios
Nutrientes e proteínas não faltam na água-de-coco. Ela possui açúcar, ferro, cálcio, potássio, magnésio, sódio, manganês, cobre, zinco, cromo, vitamina C, proteínas e ácido málico.
Cristina explica que a água-de-coco pode ser utilizada para a reidratação após exercícios físicos, com a vantagem de ser suficientemente adocicada: “ela não causa náusea, não apresenta sensação de abundância ou desordem no estômago”. A água-de-coco pode ser facilmente ingerida em grande quantidade, diferente de outras bebidas à base de carboidratos e eletrólitos.
A água-de-coco pode ser usada ainda como diurético, ajudando na melhora da retenção hídrica e em quadros de pedras nos rins.


Hidratante natural
“Também apresenta propriedades antioxidantes, protegendo as células contra o envelhecimento celular”, explica Cristina.
E as vantagens não param por aí: a água-de-coco possui acido málico, uma substância importante no equilíbrio do organismo. “Esse ácido impede a formação excessiva de tártaro por formar um equilíbrio com o acido tartárico”, esclarece Cristina.